Vestibulares são conhecidos como provas que exigem um preparo não só com os estudos, mas também para um momento de decisão na vida do estudante. Para um melhor desempenho, é fundamental montar um cronograma de estudo, levando em consideração não apenas as matérias a serem estudadas, mas também a saúde física e mental. Confira a seguir alguns passos:

Ter qualidade do sono

Dormir é fundamental para recarregar as energias. A privação do sono pode causar perda de memória, bloqueio criativo e perda de concentração, fatores que são decisivos para o momento do vestibular. O sono sem qualidade provoca também um aumento no estresse, por isso é importante que os horários de descanso estejam dentro do cronograma de estudo. É importante ressaltar que o ideal é ter cerca de 8 a 9 horas de sono seguidas por dia e não cochilos curtos.

Manter alimentação equilibrada

Comer bem deve fazer parte da preparação do vestibulando e os alimentos saudáveis são essenciais. Todas as refeições diárias são importantes: café da manhã, almoço, jantar e, inclusive, lanches leves intercalados, que não podem ser esquecidos durante os estudos. Agora, para o dia da prova, prefira alimentos mais leves e de fácil digestão e, durante o teste, frutas, chocolates e muita água. Além de serem alimentos que dão energia, são mais fáceis de levar.

Fazer atividade física

A atividade física agrega diversos benefícios ao desempenho do candidato, entre elas a diminuição da tensão. Além de beneficiar o corpo, o exercício estimula uma boa condição da memória e manutenção da saúde, prevenindo doenças. Com a prática frequente, o corpo ganha também resistência, o que acaba sendo uma boa ajuda para quem quer utilizar todo o tempo disponível para fazer a prova.

Controlar a ansiedade

A sensação mais comum entre os candidatos na época de vestibular é a ansiedade. Essa condição atrapalha tanto que, se não for controlada, pode ocasionar até problemas físicos e refletir no resultado final de um período de dedicação. Para controlar a ansiedade antes do dia da prova, o melhor a se fazer é tirar um dia para relaxar e se organizar para que não ocorram imprevistos. Ter os documentos em mãos, deixar separado o material que será utilizado, fazer a compra dos alimentos para comer na hora da prova e ter conhecimento do local de realização do exame são itens a se considerar para organização. Inspiração e expiração também podem aliviar a ansiedade na hora e afastar o nervosismo, já que cérebro trabalha melhor quando está oxigenado.